O Largão



Dá pra ouvir os gritos lá da rua! Se o juiz de escola de samba soubesse do que é chamado, viraria juiz de futebol na hora, certeza. Mais tranquilo! Apuração de carnaval! Gente, quem é que fica em frente à TV assistindo apuração de carnaval como se fosse final da copa do mundo, eleição ou final do brasileiro? Os três e o décimo, carinhosamente apelidado de Largão (pois no Largo do Machado), ficam. Esse último todo espaçoso, charmoso, iluminado, aquele ar de clássico que só a idade traz, sabe? O melhor carioca do andar! Tudo bem, só tem dois por piso, mas vocês sacaram.
Amigos, entendam, a energia de Jorge Aragão tá em cada poro daquelas paredes, plantas e móveis. Aqueles Vinicius, Cartolas, Beths Carvalhos e sambas-enredos estão incrustados neles, os quatro! Alguns quatro diferentes ao longo do tempo, é vdd!
O Largão te eleva com arabescos de ouro, cercados por placas de madeira e uma porta (tenho medo) de grades. Anos 30 ou 40.  Subindo de escada, garanto, já é um entretenimento a parte! No sexto tem um Botero em tons de azul interessantíssimo, o cachorro do oitavo late em três línguas diferentes quando eu tô de ressaca, incrível. No segundo, a senhorinha é muito fofa! Ensina a comprar mamão como ninguém. O senhor do segundo gosta de espelhos e o do quarto fala bom dia. Todo dia. A qualquer hora do dia.
Liiwka (sim, com som de w), dá teu copo vazio! Tá gelada!!
Aííí... parrrtiu praia?
Já comeu? Bora fazer cafezão!
To te achando pra baixo, quié que houve?
 -  São 7h já! Bora pro bloco!!!
Bora comprar umas cervejas e comidinhas??? Vai ser animado!!
E foi, mesmo. Sempre!
Já falei da energia? Vou falar... Lembra quando você não tava muito animado, daí tua mãe fazia sua comida favorita e assistia aquele desenho com você? É igual! Ele te abraça, te chama, te cuida.
Mais canhotos, que destros! Amém!
Esse largão já ouviu muitos desejos de ano novo, muitos abraços de amizade sincera (outros nem tanto), muita lágrima no sofá, muito samba no pé e no cavaquinho (Alô, Cezinha!), acompanhado por muito pandeiro (alô. Larissa!) e Agogô (alô, Augusta!), muita purpurina e amor por todos os cômodos!
Tudo isso porquê é hora de nos despedirmos de metade do décimo. Tá, eu sei que outros virão. É sempre assim que acontece... Mas o que tem ali, nem de longe, será igual. Quiçá parecido!
Vou sentir muita falta daquelas (só) três semanas. Bem menos do que eles,  que são Largão há tantos sete anos!
Agora vou me juntar a eles pra ver o último décimo da escola vencedora do carnaval, enquanto a rua toda ouve lá de fora o quão felizes ainda somos aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas